NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
COMUNICAÇÃO ORAL
- Tempo: 15 a 20 minutos, seguindo a ordem da programação
- Debates: após a apresentação de todos os trabalhos
- Power point: formato compatível com Microsoft Office (Power Point 97-2003 etc.); trazer em pen drive, chegar 15m antes do início da sessão.
SESSÕES DE CONVERSA
- Tempo: 20 a 25 minutos.
- Debates: após a apresentação de todos os trabalhos
- Power point: formato compatível com Microsoft Office (Power Point 97-2003 etc.); trazer em pen drive, chegar 15m antes do início da sessão
PÔSTERES
- Estrutura e dimensões do pôster: 90 cm X 120 cm, com cordão para pendurar.
- Conteúdo do pôster: Identificação: título, autoria, instituição, e-mail. Estrutura: Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões e Referências citadas. Modelo padrão, para baixar clique (Modelo Pôster)
- Apresentação do pôster. Os autores são pessoalmente responsáveis pela colocação de seus pôsteres com 30 minutos de antecedência do início da apresentação, no local e dia da apresentação, e pela sua retirada imediatamente após a sessão.
- Presença de pelo menos um dos autores que participam da sessão.
- Inserir: logomarca da instituição e agência de fomento quando for o caso.
FORMATAÇÃO DOS RESUMOS
PARA SIMPÓSIOS E SESSÕES DE GRUPOS DE PESQUISA
No caso dos Simpósios e Sessões de Grupos de Pesquisa, seguir as normas de formatação e, em um arquivo único, incluir:
- Título do eixo temático; Título do Simpósio ou Sessão do Grupo de pesquisa, nome do coordenador e dos participantes, seguidos das instituições e dos e-mails;
- Resumo do Simpósio ou Sessão que sintetize a proposta apresentada e três (03) palavras-chave;
- Resumo do trabalho do Coordenador;
- Resumos dos demais participantes;
- Envio do texto completo no processo de submissão da inscrição.
O resumo, em português, espanhol, francês ou inglês, deve utilizar, obrigatoriamente, programas do Microsoft Office, com extensão em Word (doc; docx), conforme template disponibilizado no site do congresso. Não serão aceitos arquivo com a extensão em pdf.
O resumo deve ser digitado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, formatação justificada, margens 2,5; máximo de 2000 (dois mil) caracteres, incluindo espaços, e 03 (três) palavras-chave.
Ordem:
- Título do eixo temático, centralizado, com letras maiúsculas e em negrito;
- Título do Resumo, centralizado, com letras maiúsculas e em negrito;
- Abaixo do título do resumo: nome do(s) autor (es), seguido (s) da instituição e e-mail, com letras minúsculas, alinhado(s) à direita.
- Corpo do resumo;
- Palavras-chave: 03 (três).
- Observação: Pode se fazer referência a autores no corpo do resumo, mas o resumo não deve ser seguido de referências bibliográficas.
O resumo deve apresentar o problema e/ou questões da pesquisa, objetivo (s), referencial teórico, metodologia desenvolvida, as principais conclusões, deixando clara a sua relação com um dos eixos temáticos do Congresso.
NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS COMPLETOS
Seguir orientações do Template
- O trabalho completo em português, espanhol, francês ou inglês, deve ser enviado conforme template disponibilizado no site do congresso.
- Número de caracteres: entre 25.000 e 40.000 caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas, imagens, gráficos e tabelas e sem contar o resumo.
- Ordem
- Título do eixo temático centralizado, caixa alta e em negrito;
- Título do trabalho centralizado, caixa alta e em negrito.
- Na linha abaixo, nome do(s) autor(es), seguido da instituição e e-mail, com letras minúsculas, alinhado(s) à direita;
- Corpo do texto, incluindo imagens, gráficos e tabelas (espaço 1,5, fonte 12, Times New Roman);
- Citações de até três linhas devem estar inseridas no texto, com aspas; as que ultrapassarem três linhas devem ser separadas do corpo do texto com recuo de 4cm e letra 11;
- As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (AUTOR, data) ou (AUTOR, data, p.). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (FREIRE, 1993a), (JOSSO, 1991b, p. 95).
- Referências bibliográficas, segundo as normas da ABNT.
- Todas as notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas; numeradas e aparecer no pé de página.
FORMATAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS (para as modalidades dos Comunicações, Sessões Conversa e Pôster)
- O resumo, em português, espanhol, francês ou inglês, deve utilizar, obrigatoriamente, programas do Microsoft Office, com extensão em Word (doc; docx), conforme template disponibilizado no site do congresso. Não serão aceitos arquivo com a extensão em pdf.
- O resumo deve apresentar o problema e/ou questões da pesquisa, objetivo (s), referencial teórico, metodologia desenvolvida, as principais conclusões, deixando clara a sua relação com um dos eixos temáticos do Congresso.
- O resumo expandido – Comunicações, Sessões de Conversa e pôsteres – deverá seguir as normas de formatação:
- Extensão mínima de 5000 caracteres e máxima de 8000 caracteres, sem contar as referências, constando de três ou quatro palavras-chave. Os resumos devem ser enviados em arquivos na versão Editor de texto word 1997 ou posterior, conforme template, com as seguintes orientações:
- Papel A4 (29,7cm X 21 cm), margens 2,5 cm, fonte Time New Roman corpo 12, entrelinhas de 1,5, alinhamento justificado;
- As páginas devem estar enumeradas na margem inferior direita;
c) Corpo do texto do resumo. Não incluir imagens, gráficos e tabelas. Da mesma forma, não deverá incluir no resumo expandido citações. - As menções a autores, no correr do texto do resumo, devem subordinar-se à forma (AUTOR, data).
- Em seguida, um espaço de 1,5 e início do texto do resumo.
- Informações de ordem para o resumo expandido:
- Título do eixo temático, centralizado, com letras maiúsculas e em negrito;
- Título do Resumo, centralizado, com letras maiúsculas e em negrito;
- Abaixo do título do resumo: nome do(s) autor (es), seguido (s) da instituição e e-mail, com letras minúsculas, alinhado(s) à direita.
- Corpo do resumo;
- Palavras-chave: 03 (três).
- Referências bibliográficas, segundo as normas da ABNT.
- Observação: Pode se fazer referência a autores no corpo do resumo, incluindo as referências bibliográficas no final do resumo.